quarta-feira, 22 de agosto de 2012

olá pessoal do 9 ano do colegio Metodista de Petropolis , aqui estão os exercicios de Física para estudos do teste que será aplicado neste bimestre

estude bastante , um grande abraço



1)Quando Fahrenheit definiu a escala termométrica que hoje leva o seu nome, o primeiro ponto fixo definido por ele, o 0ºF, corresponde à temperatura obtida ao se misturar uma porção de cloreto de amônia com três porções de neve, à pressão de 1atm. Qual é esta temperatura na escala Celsius?


2)Mediu-se a temperatura de um corpo com dois termômetros: um, graduado na escala Celsius, e outro, na escala Fahrenheit. Verificou-se que as indicações nas duas escalas eram iguais em valor absoluto. Um possível valor para a temperatura do corpo, na escala Celsius, é:



a) – 25 b) – 11,4 c) 6,0 d) 11,4 e) -40



3)Comparando-se um termômetro graduado em uma escala X com outro graduado na escala Celsius, obteve-se: t1 = 20ºX ou 10ºC e t2 = 40ºX ou 70ºC. Esses dados nos permitem concluir que a temperatura da água em ebulição ao nível do mar, em ºX, é:



fazer o esquema do barriguinha barrigão .



4)Lord Kelvin (título de nobreza dado ao célebre físico William Thompson, 1824-1907) estabeleceu uma associação entre a energia de agitação das moléculas de um sistema e a sua temperatura.
Deduziu que a uma temperatura de -273,15 ºC, também chamada de zero absoluto, a agitação térmica das moléculas deveria cessar.
Considere um recipiente com gás, fechado e de variação de volume desprezível nas condições do problema e, por comodidade, que o zero absoluto corresponde a –273 ºC.
É correto afirmar:
a) O estado de agitação é o mesmo para as temperaturas de 100 ºC e 100 K.
b) À temperatura de 0 ºC o estado de agitação das moléculas é o mesmo que a 273 K.
c) As moléculas estão mais agitadas a –173oC do que a –127 ºC.
d) A -32 ºC as moléculas estão menos agitadas que a 241 K.
e) A 273 K as moléculas estão mais agitadas que a 100 ºC.



5)Nos noticiários, grande parte dos apresentadores da previsão do tempo expressam, erroneamente, a unidade de temperatura em graus centígrados.
A maneira de expressar corretamente essa unidade é:
a) Celsius, pois não se deve citar os graus.
b) graus Kelvin, pois é a unidade do sistema internacional.
c) Centígrados, pois não se deve citar os graus.
d) graus Celsius, pois existem outras escalas em graus centígrados.
e) graus Fahrenheit, pois é a unidade do sistema internacional



6)Um termômetro foi construído de tal modo que a 0ºC e 100ºC da escala Celsius corresponde –5ºY e –105ºY, respectivamente. Qual a temperatura de mesmo valor numérico nas duas escalas?
a) 45º
b) 48º
c) 50º
d) 52º
e) 55º



7)A fim de diminuir o risco de explosão durante um incêndio, os botijões de gás possuem um pequeno pino com aspecto de parafuso, conhecido como plugue fusível. Uma vez que a temperatura do botijão chegue a 172ºF, a liga metálica desse dispositivo de segurança se funde, permitindo que o gás escape. Em termos de nossa escala habitual, o derretimento do plugue fusível ocorre, aproximadamente, a
a) 69ºC.
b) 78ºC.
c) 85ºC.
d) 96ºC.
e) 101ºC



8)Para derreter uma barra de um material w de 500g é necessário aquecê-lo até a temperatura de 1000°C. Sendo a temperatura do ambiente no momento analisado 20°C e o calor específico de c=0,5 cal \g.°C, qual a quantidade de calor necessária para derreter a barra?





9)Para derreter uma barra de um material w de 500g é necessário aquecê-lo até a temperatura de 100°C. Sendo a temperatura do ambiente no momento analisado X°C e o calor específico de c=0,5 cal \g.°C, sabendo que o valor recebido foi de 500 cal , qual será a temperatura inicial?

Nenhum comentário:

Postar um comentário